segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Nutrição – O consumo de Alimentos Crus.




Os alimentos na sua forma natural (crus) sem passar por qualquer tipo de cozimento, fervura ou vapor preservam as propriedades originais, principalmente as vitaminas.


Os alimentos crus possuem uma quantidade elevada de água, fibras e nutrientes do que os que são cozidos. São digeridos com mais facilidade.

Muitas são as doenças causadas pela ingestão de alimentos crus. Entre as mais conhecidas, estão a teníase, a cisticercose e a difilobotríase (parasitoses intestinais).

Durante o preparo dos alimentos pode ocorrer sua contaminação. A adoção de práticas adequadas de higiene pode reduzir esse risco. Durante a preparação dos alimentos, devem ser adotadas medidas preventivas a fim de minimizar o risco de contaminação cruzada (parasitas). Deve-se evitar o contato direto ou indireto entre alimentos crus, redobrar os cuidados no modo de preparo, conservação





Devemos ressaltar que o consumo de verduras e legumes crus ajuda no bom funcionamento do intestino por serem ricos em fibras, aumentando assim o tempo de saciedade do organismo; diminuindo a fome.

Dr João Santos Caio Jr
CRM:20611
Endocrinologista
 
Edna Arenas Barbosa
CRN:14329

Nenhum comentário: